1. SUA CONTA

Recebi um convite por e-mail para cadastrar minha conta CoSafe, o que faço?
a. Baixe o aplicativo (Apple Store para IOS e/ou Play Store para Android).
b. Acesse o e-mail de verificação que encaminhamos para você.
c. Ao acessar o e-mail clique em alterar senha.
d. Digite uma nova senha e confirme a senha nova. A senha deve conter 6 caracteres no mínimo e uma letra.
e. Clique em alterar senha e pronto.
f. Agora sim, faça o login no aplicativo que você baixou e acesse com seu e-mail e nova senha.
g. Para que CoSafe funcione em seu aparelho smartfone, ative a permissão de recebimento de mensagens e acesso a sua localização.

2. ENTENDENDO AS FUNCIONALIDADES CoSafe

GRUPOS
Os grupos são o DNA do app, que garantem Velocidade e Precisão. Com grupos pré-definidos, o time de gestão de crise, podem enviar instruções específicas para todos os envolvidos sem precisar pensar quem trabalha em qual setor, onde estão os números de telefone de cada um.
ALARME DE CRISE
O alarme é a função mais séria do app, onde alguém avisou o time de gestão de crise sobre algo e é também por onde este time vai comunicar a todos da organização que precisam ser avisados.
TRANSMISSÃO POR REGIÃO
Nesta mensagem o time de Gestão de Crise determina uma região que deve receber um alerta ou uma mensagem específica (não necessariamente uma emergência). O diferencial deste recurso é que o gestor não precisa saber quem está na região, mas quem está lá vai receber sua mensagem.
ALERTA DE UNIDADE
Esta função dá a possibilidade de o usuário alertar que está em perigo sem precisar falar ou digitar. O time de gestão de crise e segurança deixa situações pré-definidas e grupos que vão receber também pré-definidos. Um exemplo: Um segurança de uma empresa que precisa, todas as noites, fazer uma atividade externa na fábrica onde ele trabalha. Antes de começar a atividade ele liga a função e seu celular fica todo preto, como se estivesse desligado, somente um pequeno ponto vermelho fica na tela. Se ele se sentir ameaçado de alguma forma, se ele for abordado por alguém, ele pressiona este ponto vermelho (que é bem discreto) e um grupo pré-definido vai saber que ele precisa de ajuda. Ele não precisou ligar, falar, digitar texto, nada… Outro exemplo: Um executivo que está em deslocamento para o Aeroporto, ou para sua casa de carro, à noite… É uma função bem versátil, cada empresa vai encontrar suas maneiras de usar.
AÇÕES EMERGENCIAIS
Quando a empresa já mapeou seus riscos, já realizou seus planos para evitar e diminuir perdas, ela pode deixar no app checklists prontos de como agir em cada situação. Esta função é genial por dois motivos principais: Primeiro porque o time de gestão de crise consegue enviar imediatamente para quem precisa agir, e segundo quem precisa agir não precisa lembrar de treinamentos, vai estar tudo na palma da mão, rapidamente. Mas ele não é só um checklist, é uma função "viva". Chamamos de LIVE CHECKLIST. Por exemplo: "João, desligue chave geral da sala 1", "Joana, abra a porta dos fundos para que o grupo 3 saia" e "Grupo 3, a Joana já abriu a porta dos fundos para que todos saiam por lá." Cada pessoa que recebe uma instrução pode marcar com um "checkmark" para que todos saibam o que já está feito.
NOTÍCIAS
São uma forma de manter o app vivo na cabeça e no celular dos usuários. Algumas empresas usam para divulgar detalhes de ações ou treinamentos fazendo com o que o funcionário tenha sempre o app atualizado, que ele saiba achar e usar quando precisa.
DOCUMENTOS
É uma forma de deixar sempre à mão de todos os documentos que ele assinou, treinamentos que participou, políticas de segurança, checklists. É uma plataforma digital unificada com toda documentação exclusiva de Segurança e Gestão de Crise.

3. USANDO COSAFE

Não recebi e-mail com convite, o que eu faço?
Verifique se o e-mail informado está correto, além disso, verifique a caixa de spam (lixeira). Caso nenhuma das alternativas sejam suficientes para resolver, informe o gestor responsável pela configuração da sua conta imediatamente.
Não lembro o meu nome de usuário CoSafe.
O seu nome e usuário no app sempre será o mesmo usado em seu e-mail corporativo.
Esqueci meu login e senha de acesso CoSafe, o que faço?
O seu login sempre será o e-mail corporativo. Para resetar a senha, abra o app no seu smartfone ou acesse pela web e clique em “esqueci minha senha”, na sequência enviaremos um e-mail para que a nova senha seja cadastrada por você.
Que tipo de notificação devo esperar do app CoSafe e como receber as notificações?
Todas as comunicações transmitidas pelo app são enviadas por e-mail e por push em seu smartfone e para isso é necessário acesso a internet.
Não recebo nenhum tipo de notificação pelo app, apenas por e-mail.
Para que CoSafe funcione em seu aparelho smartfone, ative a permissão de recebimento de mensagens e acesso a sua localização.
O que fazer caso não consiga inserir documento anexo no CoSafe?
Nesse caso, verifique com o gestor responsável pelas configurações do aplicativo em sua empresa, se você tem permissão para realizar essa função.
Não consigo enviar mensagem no grupo que estou, o que fazer?
Verifique com o gestor responsável se você tem permissão para envio de mensagem.
Estou em mais de um grupo dentro do app, porém em alguns eu posso me comunicar e em outros eu só recebo mensagem e não consigo enviar resposta, o que fazer?
Nesse caso e em todos os outros em que você não conseguir executar alguma função dentro do app, verifique com o Gestor se está de acordo com as configurações de sua conta, dessa forma, garantimos que você tenha todas as permissões que precisa e as razões de cada uma delas dentro da cultura de segurança.
Vejo uma lista de botões de alarme, o que são eles e para que servem?
Os botões são alarmes de crise baseados em situações de risco mapeado por profissionais dedicados a segurança. Cada empresa é livre para criar sua própria lista de acordo com sua necessidade. Por trás de cada botão existe um plano de ação, se você tem acesso a lista de alarmes, significa que você tem o poder de alarmar o ocorrido e dar início ao plano, pois, ao clicar em um alarme a equipe que lidera Gestão de Crise é notificada e inicia o que foi planejado, ou seja, você faz parte da cultura de segurança, por isso acessa todos os alarmes.
Tenho uma outra dúvida e/ou dificuldade que não está listada aqui, qual o canal de suporte?
O seu primeiro ponto de contato deve ser com time de gestão e treinamento de segurança - aqueles que são responsáveis pela implantação do app na sua organização. Esse time além de treinados por nós aqui da CoApps criadores do app CoSafe, vão avaliar com base em como o app foi configurado e tomarão a decisão se é necessário acionar o suporte CoSafe dedicado a vocês.